sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UM CACHORRO EM NOSSAS VIDAS...

Recorro a Machado de Assis para “roubar-lhe” inspiração e dizer aos que me lêem sobre a experiência pré e pós-cirurgia que tive com nossa amiga e companheira Tina.

Fora diagnosticada a necessidade da operação em um de seus ramais mamários; operada que foi, já no dia seguinte, diferentemente dos “homens” seu comportamento mostrou-se mais humilde, perspicaz, motivador e inspirador do que possamos imaginar, quanto às suas reações pós-cirurgia.

Deu-nos um banho de comportamento e solidariedade seja na brandura e lentidão de seus movimentos ou na consciência transmitida de que certas coisas da vida, simplesmente fogem ao nosso controle.

Com uma linguagem corporal onde maquiagem ou plástica alguma resolve ou corrige, transmitiu uma mensagem clara de que nestes momentos, o melhor a fazer é dobrar os joelhos, fechar os olhos e por um momento orar e pedir proteção aos céus.

Assim como os Houynhmms, citado por Machado de Assis como cavalos sábios e falantes, os pets devem ter alguma forma de linguagem que nós humanos ainda não conseguimos decifrar, mas podemos entender e compreender, mesmo que seja através de uma lágrima ou um sorriso.

Certamente a Tina não foge à regra, pois sensibilizada que ficou com a linguagem do amor e da esperança embutida nas mensagens (vide comentários) do Carlos, Daniela, Eduardo, Ricardo, Mauricio, Rolando, Samborn, Lourival, Newton, Mônica, Carlos, Gisele, Sergio, Hilton, Marcos, Fabio, Maristela, Miriam, Patrícia, Roberto Raimondo, Silvia Barreto, Rogério e da Luiza entre outros, ela pede que cuidem de seus animais de estimação e os amem um terço apenas do que eles nos amam.

Minha missão, portanto, é ser o portador de um profundo e sincero agradecimento solicitado pela Tina, expresso neste simples: muito obrigado mesmo pelo amor de suas orações e carinho de suas mensagens. Au! Au! Au!

29 comentários:

Anônimo disse...

realmente. Os animais ,principalmente os cães tem sua própria linguagem.
Acredite quem quiser...
Mas na noite em que morreu a minha querida Lua, depois de 30 dias de tortura...uma filhote,de 28 dias, que ela deixou em seu lugar,quando ouviu minha filha chorar, subiu no seu pescoço(pois a mesma estava deitada no chão)e começou a lambe-la como que dizendo..."Não chore eu estou aqui"...
Foi lindo!!... Maria

Anônimo disse...

Por sinal uma linda cachorra! Tive a grata satisfação de conhece-la em sua casa. Vamos torcer por aqui pela saúde desse animal que ajuda muito a alegrar a casa.
Good luck!!!
Carlos Machado

Anônimo disse...

Mauro,
Eu sei do que você está falando... tenho um pequeno em casa, um Yorkshire de 10 anos, um filho amado. Dará tudo certo para Tina e a cirurgia será um sucesso, com certeza! Enviarei pensamentos positivos para ela e para você.
Um abraço,
Daniela

Anônimo disse...

Maurão, força meu amigo, já passei por isso, e os animais entendem o quanto são importantes para nós, fique junto e como diz o peota Fagner "O mundo não acaba aqui..."
Abs Eduardo Bonato

Anônimo disse...

Mauro ,tenho 4 hamsters da minha filha. Tenho a maior raiva deles, inclusive já me morderam umas tre vezes.Agora eu recuso toda vez que fala para eu me desfazer deles (minha filha, 10 não dá bola mais)
É,, sei o que voce diz
Boa sorte, Ricardo Negrao

Anônimo disse...

Caro Mauro, desejo-lhe boa sorte e que não tenha angústia.Uma pessoa que dedica tanto amor ao seu animal de estimação demonstra sensibilidade e humanidade extraordinários. Um abraço,
Mauricio Kelm

Anônimo disse...

Mauro, nao sei se as minhas palavras irao confortar, mas eu sempre acreditei em Deus, e ele nunca...mas nunca nos deu um fardo maior que nao podemos carregar!
Desejo de coracao, que a operacao seja de sucesso!!! mas tambem sei que nao sera a nossa vontade, e sim a de Deus. Att Rolando Stefanelli .'.

Anônimo disse...

Caro Mauro, que a Tina volte brevemente a lhes dar somente alegrias.Abraços, Samborn

Anônimo disse...

Caro Mauro, sei bem o que você está passando, pois não me lembro de não termos um cachorro em casa. Aí já viu...
Esses danados, sem pedir licença, teimam em arrumar um espaço no coração da gente. Espero que tudo corra bem, e ela tenha breve recuperação. Abraço, Lourival

Anônimo disse...

Olá Mauro, um animal de estimação se torna muitas vezes parte da família. Desejo sorte e que tudo corra bem na operação, para que a Tina volte a alegrar sua casa.
Um abraço, Newton

Anônimo disse...

Olá Mauro,

Sei bem como é sofrida esta situação, principalmente quando temos crianças em casa ! Desejo uma recuperação rápida e suave para a Tina e força prá vocês.
Um abraço, Mônica

Anônimo disse...

Mauro, tive um Dog Alemao - tipo Scoobdoo - um gigante malhado. Ele era um amor, um doce de cachorro, enorme no tamanho e enorme no coracao e majestade. Pegamos ele bebe e cresceu entre a familia.
Faleceu um dia enquanto eu estava aqui nos States e ele no Brasil - a veterinaria nao vencer a doenca. Meu coracao se partiu, espedacou . . . mas ate hoje tenho a foto dele na sala de nossa casa e espero que ao chegar la em cima e cruzar o veu, ele seja um dos primeiros a me esperar. Vai ser maravilhoso poder abraca-lo novamente. Espero que exista animais na vida depois desta vida pois senao vai ser horrivel.Um abraco. Carlos

Anônimo disse...

Mauro, tenho uma "filinha" com 11 anos, está muito bem, mas sempre que penso nessa idade, sinto muito medo de perde-la. Amo a Fifi como se fosse uma filha mesmo, acredito que ela seja a criatura que mais me fez e me faz feliz neste mundo, é um anjo que tem me acompanhado para me fazer feliz. É um amor que recebemos sem nenhuma cobrança e com dedicação total. Posso imaginar o que você está sentindo e só posso dizer que torço muito para que tudo corra bem nesta cirurgia e que a Tina continue te fazendo feliz. Que Deus abençoe a Tina e você. Boa Sorte! Um forte abraço, Gisele

Anônimo disse...

Caro Mauro, entendo perfeitamente o seu sofrimento e angústia. Se, ontem, por ter pisado sem querer na patinha da minha cachorrinha (que estava deitada no corredor escuro) eu já fiquei aflito, imagine então o seu drama!Estimo de todo coração que a operação da Tina tenha sucesso na semana que vem. Boa sorte,Forte e sincero abraço, Sergio

Anônimo disse...

Tudo ficara bem... ...pense positivo !!!! Hilton

Anônimo disse...

Prezado Mauro, desde menino sempre tive um carinho especial por cachorros e os tive em minha casa, mas sempre que perdia um, parecia a morte de um parente (que é um ente querido). O meu último que morava na casa dos meus pais (depois de minha mudança ao Para (Vale) e minha vinda ao NE), mas ele faleceu a 2 anos e depois não tive coragem de ter outro companheiro, amigo, colega até mesmo comparsa. Compartilho de seu sofrimento neste momento e espero que corra tudo bem na operação dele (a).Marcos

Abraços,

Anônimo disse...

Boa sorte para a Tina. Eu também tenho um cooker (Tobias), e entendo isso. Fabio

Anônimo disse...

Prezado Mauro, Estas criaturas de Deus são cuidadas por Ele e por isso devemos confiar a Deus as suas vidas. Sergio.

Anônimo disse...

Mauro, domo estes bichinhos transformam a nossa vida! Eu era 120% focada em trabalho e maníaca por limpeza e organização. Estimulada pela minha irmã (eu havia dado um Lhasa à ela uns 2 anos antes pois ela tinha saído de uma empresa excelente e estava difícil a recolocação) e pela minha terapeuta, comprei uma Maltês (Ana Julia).Hj a Juju tem 7 anos e juntou-se a nós a Bianca (5 anos) e o Joaquim – um simpático vira-lata de 1 ano. Eles me trazem / dão um amor incondicional e a única coisa q ofereço é ração, água e passear todas as noites....
Outra noite, eu estava super triste por estar aguardando um retorno de uma empresa a qual tinha feito uma excelente entrevista e não agüentei e comecei a chorar... meio de nervoso, meio de ansiedade.... daí, o Joaquim... começou a chorar junto comigo, fez de tudo para me consolar e até me ofereceu diversos dos seus brinquedos favoritos para que eu não chorasse +..... Espero q a sua Tina esteja bem... boa sorte! Maristela

Anônimo disse...

Espero que Tina esteja bem.
Tenho 3 poodles dentre elas uma de 13,5 anos que nos últimos 6 meses operou 2 vezes. Elas ficam debilitadas mas no final dá tudo certo. Fica com Deus!Míriam

Anônimo disse...

Mauro, infelizmente, passei por este tipo de sofrimento neste fim de semana, pois tinha uma
gata que era a atração principal em casa e que segundo a veterinária ficou deprimida e triste devido o sumiço de um gato que praticamente era o "marido" dela em casa. Ela ficou triste, passou a não comer, tentamos fazer de tudo, ultimamente estávamos alimentando ela através de sonda e mesmo assim, não houve melhora. A gatinha praticamente
morreu nos braços de minha filha a caminho do veterinário. Ficamos muito tristes, porém, o que mais nos conforta é saber que pudemos proporcionar a ela pelo menos 10 anos a mais de vida, pois ela foi tirada da rua, após ser maltratada por "vermes", que me recuso a chamar de seres humanos. Maurício

Anônimo disse...

Olá Mauro, espero que tenha ocorrido tudo bem com a operação da Tina!!! Força que tudo acabará bem...realmente estes animalzinhos de estimação fazem parte da família literalmente...São Francisco protege todos os nossos cães, gatos, piriquitos etc Abraços e boa sorte, Patrícia

Anônimo disse...

Meu caro Mauro. Dará tudo certo
Rogério

Anônimo disse...

Oi Mauro, como esta sua cachorrinha? Desejo saúde para ela e tranquilidade para vcs. Também tenho um filhotao e sei o quanto são especiais. Mande notícias e se quiser compartilhar o veterinário, fique a vontade. Um abraço, Luiza

Anônimo disse...

Grande Mauro Bianco, Desculpe-me a ousadia, mas gostaria de tecer um elogio a você. Eu não o conheço pessoalmente, mas pelo que escreveu outro dia sobre seu animal de estimação, pude perceber que as vezes a gente tem uma impressão errada da outra pessoa.
Eu o tinha como uma pessoa extremamente fria e talvez um pouco arrogante, mas quando li seu desabafo e sentimentos externado, percebi que nos enganamos em relação as pessoas......É ISSO AI.....desculpe pelo meu desabafo também. Um abraço, Roberto

Anônimo disse...

Olá Mauro, visitei seu blog e fiquei muito feliz com o resultado positivo da cirurgia. Muito interessante todos os paralelos que você faz com as atitudes humanas e principalmente sob o aspecto que interpretei como “humildade”. Parabéns. Notei também que você citou meu nome na mensagem de agradecimento, obrigado pelo carinho!
Um forte e sincero abraço,Mauricio Kelm.

Letícia M. disse...

Tio, tenho certeza de que tudo vai dar certo com a Tina, gosto muito dela, uma graça de manina, ela com certeza fez parte da minha infância! E falando sobre cães, tem um texto do livro Marley e Eu que eu amo. Lá vai:
"Para um cão,você não precisa de carrões,de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dara o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?"

Anônimo disse...

Maurão,
Eles não espera nada mais de nós, do que um pouco de amor.
Comigo aconteceu o contrário: Em um dos meus pós-operatórios que você sabe que não foram fáceis, meu Shnauzer, o SMOKE (maíúsculo, não por acaso), sempre esteve ao meu lado, sentindo comigo minas dores e tristezas. Para não me alongar muito, numa das vezes em que não controlando minha tristeza, revolta, solidão, eis que vi-me sozinho, pois todos tinham suas vidas a tocar. Quase no fundo do poço, eis que o bichinho, "sem nenhuma razão", sobe à minha cama, enfia o focinho por baixo de meu braço e ... simplesmente ficou lá, por muito tempo, quientinho, olhando para mim como quem dissesse "não se preocupe, EU estou aqui !!!". Importante que se diga que ele não tinha o costume de subir na cama.
Preciso de mais demonstração de amor ???
Abraço,
do amigo Carlos Artur

Anônimo disse...

Maurão,
Eles não espera nada mais de nós, do que um pouco de amor.
Comigo aconteceu o contrário: Em um dos meus pós-operatórios que você sabe que não foram fáceis, meu Shnauzer, o SMOKE (maíúsculo, não por acaso), sempre esteve ao meu lado, sentindo comigo minas dores e tristezas. Para não me alongar muito, numa das vezes em que não controlando minha tristeza, revolta, solidão, eis que vi-me sozinho, pois todos tinham suas vidas a tocar. Quase no fundo do poço, eis que o bichinho, "sem nenhuma razão", sobe à minha cama, enfia o focinho por baixo de meu braço e ... simplesmente ficou lá, por muito tempo, quientinho, olhando para mim como quem dissesse "não se preocupe, EU estou aqui !!!". Importante que se diga que ele não tinha o costume de subir na cama.
Preciso de mais demonstração de amor ???
Abraço,
do amigo Carlos Artur