terça-feira, 13 de abril de 2010

COMBINARAM COM OS RUSSOS?

O mundo dos negócios é tão incerto quanto nossa efêmera vida.

Nada está escrito nas pedras, tudo pode mudar, temos que estar vigilantes todo o tempo, pois ao menor vacilo e lá se vão meses de estudos, projetos cancelados e sonhos desfeitos.

A imprensa diariamente nos brinda com fatos que refletem a incapacidade do ser humano de prever o que poderá acontecer nos próximos dias, quem dirá nos próximos meses ou anos.

Podemos imaginar então, a vida de um executivo que diariamente busca superar desafios propostos pela “diretoria”, atender demandas sempre presentes da comunidade além de ter que cuidar de sua própria carreira. Afinal, ninguém quer ser a mesma coisa toda a vida. Todos querem crescer, ganhar mais e serem reconhecidos pelo que fazem. Nada mais justo!

Os desafios para atingir os nossos propósitos, contudo, não são as “grandes” pedras, pois estas a gente logo percebe e as detecta facilmente, o pior e o mais perturbador são as “pequenas”, muitas vezes invisíveis a olho nu. Pegam-nos de surpresa, quase sempre.

Para detectá-las é preciso larga experiência, muita, mas muita paciência, exige uma melhor avaliação periférica e requer acima de tudo parcerias estratégicas bem construídas para assim poder lançar mão de sábias decisões.

Minha impressão é que a soma de experiência mais paciência mais avaliação mais parcerias pode dar respostas a tantas incertezas que nos rodeiam diuturnamente.

Ou então, deveríamos reformular a memorável pergunta do incomparável Garrincha para que nossos objetivos sejam alcançados: “Combinamos com os russos”?.

Um comentário:

Noé disse...

Combinar, não combinaram. Mas que da vontade de....